terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Julgamento de Nuremberg


Em agosto de 1945, reuniram-se em Londres representantes da Grã-Bretanha, da França, dos Estados Unidos e da então U.R.S.S. Nessa ocasião assinaram um acordo criando o Tribunal, que acabou sendo instalado na cidade de Nuremberg, na Alemanha.

Os Juízes e promotores públicos que atuaram no julgamento tinham origem nesses quatro países. As regras que definiram quais os crimes seriam julgados, assim como as regras para os processos e para o julgamento, foram estabelecidas através da Carta de Londres.

O termo jubiley, oficialmente Tribunal Militar Internacional vs. Hermann Göring, aponta inicialmente para a abertura dos primeiros processos contra os 24 principais criminosos de guerra da II Guerra Mundial, dirigentes do nazismo, ante o Tribunal Militar Internacional (TMI) (International Military Tribunal, IMT), entre 20 de novembro de 1945 e 1 de outubro de 1946, na cidade alemã de Nuremberg.

As várias acusações foram classificadas em quatro modalidades principais, sendo que cada réu era acusado em uma ou mais modalidades. Foram elas:

- Conspiração e atos deliberados de agressão
- Crimes de guerra
- Crimes contra a paz
- Crimes contra a humanidade

Após estes julgamentos, foram realizados os Processos de Guerra de Nuremberg, que também levam em conta os demais processos contra médicos, juristas, pessoas importantes do governo entre outros, que aconteceram perante o Tribunal Militar Americano e onde foram analisadas 117 acusações contra os criminosos.

O tribunal de Nuremberg decretou 12 condenações à morte, 3 prisões perpétuas, 2 condenações a 20 anos de prisão, uma a 15 e outra a 10 anos e 3 foram absolvidos. 

- 10 anos de prisão – Karl Donitz;
- 15 anos de prisão – Canstantin Von Neurath;
- 20 anos de prisão – Baldur Von Schirach e Albert Speer;
- Prisão Perpétua – Rudolf Hess, Erich Raeder, Walther Funk;
- Sentença de morte na forca – Hermann Goering, Alfred Rosemberg, Alfred Jodl, Martin Borman (foi julgado à revelia, pois estava morrendo), Wilhelm Keitel, Wilhelm Frick, Hans Frank, Fritz Sauckel, Julius Streicher, Ernst Kaltenbrunner, Arthur Seyss-Inquart, e Joachim von Ribbentrop;
- Inocentes – Hjalmar Schacht , Franz Von Papen e Hans Fritzche.

Execução das Sentenças

Três cadafalsos foram instalados no presídio de Nurembergue para a execução, na manhã de 16 de outubro de 1946, de dez penas de morte contra representantes do regime nazista, por enforcamento, usando-se o chamado método da queda padrão, em vez de queda longa.

Posteriormente, o exército dos EUA negou as acusações de que a queda fora curta demais, fazendo com que o condenado morresse lentamente, por estrangulamento, em vez de ter o pescoço quebrado (o que causa paralisia imediata, imobilização e provável inconsciência instantânea). Na execução de Ribbentrop, o historiador Giles MacDonogh registra que:
"o carrasco trabalhou mal na execução, e a corda estrangulou o ex-chanceler por 20 minutos antes que ele morresse." 
Das 12 penas de morte, apenas 10 foram executadas. Martin Bormann, o assessor mais próximo de Hitler em seu primeiro quartel-general, estava desaparecido, sendo julgado à revelia e condenado à morte.

Hermann Göring suicidou-se na véspera do dia 16. Quando os seguranças do presídio perceberam que ele mantinha-se estranhamente imóvel deitado sobre seu banco, chamaram seus superiores e um médico. Este constatou a morte de Göring foi causada pela ingesta de 1 cápsula de cianureto de potássio. Nunca foi esclarecido quem lhe entregou a droga.

A execução de todos os condenados a morte na forca ocorreu no dia 16 de Outubro de 1946, e foi assistida por 45 pessoas.
Processos de Guerra

Caso I - Processo contra os Médicos, 9 de dezembro de 1946 - 20 de agosto de 1947 
 Caso II - Processo Milch, 2 de janeiro - 17 de abril de 1947
Caso III - Processo contra os Juristas, 17 de fevereiro - 14 de dezembro de 1947
Caso IV - Processo Pohl, 13 de janeiro - 3 de novembro de 1947
Caso V - Processo Flick, 18 de abril - 22 de dezembro de 1947
Caso VI - Processo IG Farben, 14 de agosto de 1947 - 30 de julho de 1948 
Caso VII - Processo de Generais no sudeste da Europa, 15 de julho de 1947 - 19 de fevereiro de 1948
Caso VIII - Processo RuSHA, 1 de julho de 1947 - 10 de março de 1948
Caso IX - Processo Einsatzgruppen, 15 de setembro de 1947 - 10 de abril de 1948
Caso X - Processo Krupp, 8 de dezembro de 1947 - 31 de julho de 1948
Caso XI - Processo Wilhelmstraßen, 4 de novembro de 1947 - 14 de abril de 1948
Caso XII - Processo contra o Alto Comando, 30 de dezembro de 1947 - 29 de outubro de 1948

O Julgamento de Nuremberg durou 285 dias, nos quais foram ouvidas 240 testemunhas. Outros julgamentos de criminosos da II Guerra Mundial foram realizados nas próprias zonas de ocupação, dos quais destaca-se o Tribunal de Tóquio (1946 – 1948).

Video: Julgamento dos Nazistas em Nuremberg
Parte 1

Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5



Psicografado por Schwanz

Um comentário:

  1. o caso de Hermann Göring foi extremamente dificil este cara elm de extremamente sagaz e de um intelecto absurdo tinha passado ileso nos testes psicologicos e de poligrafo , aprovado como se fosse inocente , interessante que ele provavelmente foi um dos mais notaveis psicopatas ja que este naum sentia sequer nem medo na hora de ouvir sua sentença , dizem inclusive que ele nem piscou e ainda deu um sorrisinho ironico ! porem quao valido é julgar oficiais em uma guerra depois que ela se passa ? pense bem se os estados nunidos perdessem eles seriam os julgados , a historia conta a historia dos vencedores? e aqueles derrotados serao os criminosos enforcados ? claro que hitler e seu bando era uma corja astuta e sagaz os piores tipos de mentes reunidos num so governo , porem varios alemaes inicialmente apoiaram a causa do fuher por nacionalismo , orgulho e ate mesmo amor a seu povo , sentimentos estes nobres e nada diferente dos norte americanos , " aaaaaaa mas quando eles viram que era errado naum fizeram nada " e o medo ? suas famílias eram refens de sua posiçao no terceiro reich . era uma epoca dificil onde muitos perderam e muito se fez , de todos os lados !!!!

    ResponderExcluir