segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Poltergeist - o Fenômeno


Steven (Craig T. Nelson) e Diane Freeling (JoBeth Williams), um jovem casal da Califórnia, juntamente com os filhos Dana (Dominique Dunne), Robbie (Oliver Robins) e a pequena Carol Anne (Heather O'Rourke), representam a típica família norte americana da década de oitenta.


Tudo começa com a menina conversando com o aparelho de TV e móveis que se movem sozinhos, até que em uma noite, durante uma tempestade, Carol Anne desaparece dentro do armário de seu quarto.

Por acaso, em um canal de TV sem sinal, a família pode ouvir sua voz e se comunicar com a garota. Os Freeling procuram uma equipe de parapsicólogos e uma poderosa médium para trazer Carol Anne de volta, mesmo tendo que enfrentar um mundo desconhecido, espíritos furiosos e manifestações demoníacas dentro da própria casa, que esconde um segredo terrível.



Poltergeist (Poltergeist - O Fenômeno, no Brasil) é um filme estadunidense de 1982, do gênero terror, escrito e produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper.



O filme ainda teve duas seqüências: Poltergeist II - o Outro Lado (1986) e Poltergeist III - Cresce o Pavor (1988). Poltergeist 4 estava em pró-produção, mas foi cancelado. Depois de 25 anos de Poltergeist, produtores queriam realizar a 4 edição do filme, com o papel da Carol Anne iria ficar a irmã de Heather O'Rourke a semelhança das duas era evidente.

Algumas curiosidades básicas sobre o filme:
Poltergeist - O Fenômeno é bastante parecido com um episódio da série de TV americana "Twilight Zone" chamado "Little Girl Lost", que teria inspirado o filme.


Apesar dos créditos do filme indicarem que Tobe Hooper o diretor de Poltergeist, na verdade ele ficou apenas encarregado com o trabalho mecânico de rodas as cenas. A grande maioria das decisões criativas do filme foram de Steven Spielberg, roteirista e um dos produtores de Poltergeist.


O filme que aparece na TV em uma cena logo no início de Poltergeist, Dois no Céu (1943), mais tarde refilmado pelo próprio Spielberg como Além da Eternidade (1989).


Um aviso no Holliday Inn diz "Welcome Dr. Fantasy and friends". Dr. Fantasy era o apelido de Frank Marshall, um dos produtores do filme.

Beatrice Straight, a atriz que interpretava a Doutora Lesh no filme Poltergeist I, faleceu em 2001.




E para as coisas ficarem mais interesantes ainda, este clássico do horror, tem uma história com teor macabro por tras dos olofotes, ocorreram certas mortes misteriosas, que tal ficar sabendo agora sobre elas ?
Heather O´Rourke

Coincidentemente, Heather Michele O´Rourke nasceu (em San Diego, Califórnia) no sábado, 27 de Dezembro de 1975, Heather foi protagonista dos 3 episódios: Poltergeist I (1982), Poltergeist II (1986) e Poltergeist III (1988).

O primeiro sinal da doença que a matou foi sentida por ela em 1987. Ela estava em casa quando começou a sentir náuseas, e seus pés começaram a inchar. Heather então foi levada ao hospital e ficou internada por alguns meses. O diagnóstico acusou giárdia na menina. Receitaram um remédio chamado flagyl, que aparentemente estava fazendo efeito contra a doença.
Heather aparentemente estava bem, quando foi novamente ao hospital, pouco antes de iniciarem as filmagens de Poltergeist III. Tiraram raio x, e o parasita havia desaparecido. Apenas uma pequena inflamação foi detectada, e tratada com cortisona, o que causou uma pequena desproporcionalidade no rosto de Heather durante um determinado período.
Após cessar o uso de medicamentos, aparentemente desnecessários naquele momento, Heather viajou de Chicago para a Disneylândia na Flórida e voltaram para Los Angeles. Nessa período, a saúde de Heather parecia estar excelente.
Na manhã de 31 de Janeiro de 1988, Heather acordou vomitando. Durante o dia, sua mãe (Kathleen) deu-lhe Gatorade, que havia sido receitado pelos médicos. No dia seguinte (1º de Fevereiro de 1988) Heather acordou e disse à mãe que estava indo à escola. Kathleen disse “Não. Você não vai.”  – e ofereceu-lhe algumas torradas. Heather disse que não tinha condições de engolir nenhum alimento. 

Sua mãe então notou que os dedos dela estavam azuis e que sua respiração estava ficando pesada. Então, Kathleen chamou um médico local, e este lhe informou que ela deveria levar a filha para seu consultório. Cerca de 20 segundos depois, Heather caiu no chão. Sofrendo de choque séptico, a menina ainda estava consciente, quando os paramédicos chegaram e perguntaram se ela estava se sentindo mal. Heather respondeu “Um pouco.” No caminho para a ambulância, Kathleen disse “I love you” (Eu te amo). Heather respondeu “I love you too” (Eu te amo também). Foram as últimas palavras trocadas entre mãe e filha.
Dez minutos depois, a ambulância chegou ao hospital. Heather já havia sofrido uma parada cardíaca e estava inconsciente. Os paramédicos tentaram reanimá-la, mas o esforço foi em vão. Às 9:25 da manhã (horário local) Heather estava praticamente morta. Ainda a ressuscitaram e a levaram de helicóptero até um hospital infantil há 20 milhas de distância – eram 10:45 da manhã. Heather chegou em estado crítico, e suas pupilas estavam fixas, o que poderia indicar danos cerebrais. Os médicos então pediram permissão para fazer uma operação no abdômen, e os pais dela concordaram. Ao encontrarem uma obstrução no intestino, os médicos a corrigiram. Mas já era tarde demais. Às 2:43 da tarde foi anunciada a sua morte. Heather O´Rourke faleceu em 1º de Fevereiro de 1988, com apenas 12 anos de idade.

Dominique Dunne

Em Poltergeist, Dominique Dunne fazia o papel de Dana Freeling, a filha mais velha da família, e irmã de Carol Anne.
Na vida real, Dominique era a filha mais nova do produtor de filmes e TV e recente novelista Dominick Dunne, e irmã do produtor e ator Griffin Dunne.
Dominique nasceu em 23 de Novembro de 1959 em Santa Mônica, Califórnia, e depois que seus pais se divorciaram, ela mudou-se para Nova York, e posteriormente mudou-se para Beverly Hills.
Após terminar o segundo grau, Dominique foi para a Universidade do Colorado para estudar teatro.
O maior erro de Dominique foi estar em uma festa, onde ela conheceu e se apaixonou por aquele que mais tarde tornar-se-ia o responsável por sua morte: John Sweeney. Este passou a abusar emocional e psicologicamente de Dominique. Evidências de seus abusos podiam ser vistos no set de filmagem, nas aparições de Dominique no programa de TV chamado “Hill Street Blues”, onde ela não precisava de maquiagem para interpretar uma vítima de abuso.
No Halloween de 1982, Dominique Dunne finalmente se cansou dos sofrimentos causados por John Sweeney e terminou o relacionamento com ele.
Na noite de 30 de Outubro de 1982, enquanto Dominique Dunne e o ator David Parker estavam ensaiando uma cena de determinada mini-série, na casa dela, John Sweeney apareceu. Ambos foram para fora da casa e começaram a discutir. John Sweeney então a estrangulou, até causar sua morte cerebral e levá-la ao estado de coma.
Dominique Dunne faleceu em 04 de Novembro de 1982 (alguns meses após o término das filmagens de Poltergeist I), aos 22 anos de idade, depois que sua família autorizou que desligassem os aparelhos que ainda a mantinham viva. Dominique jamais recuperou a consciência após ter sido estrangulada covardemente por John Sweeney.

Você pode tambem conferir este site The Dominique Dunne Site para ler mais coisas sobre o caso de Dominique.

TRAILER



Download: http://www.4shared.com/file/BUSG1ZVT/poltergeist_-_o_fenomeno.html


Psicografado por Schwanz

Nenhum comentário:

Postar um comentário