sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

George Andrew Romero


O grande mestre da arte do terror, George A. Romero,nova iorquino, nascido no ano de 1940, se formou na Carnegie Mellon University em Pittsburgh no estado da Pensilvânia, Estados Unidos. No começo da carreira George chegou a digirir curta metragens e comerciais para televisão.

Ele nunca concorreu ao Oscar, não tem nome com estrela na calçada da fama e já foi acusado de irresponsavel pelas atrocidades apresentadas em seus filmes. George A. Romero, considerado o pai dos zumbis, nem precisa de algo assim, ele ja é adorado em todo o Mundo pelos fãs dos filmes de horror, gênero que nunca mais foi o mesmo depois do lançamento de um dos seus clássicos, A Noite dos Mortos Vivos no anode 1968.


Romero cresceu no Bronx e chegou a assistir aos clássicos como Drácula e Frankenstein, isso aos 8 anos de idade. Para um menino com uma infância dessa, o resultado não poderia ter sido outro.
Ao ganhar uma câmera Super-8 de um tio, o jovem diretor aos 14 anos, partiu para as suas primeiras experiências cinematograficas, em brincadeiras repletas de armas lasers e monstros espaciais. Após completar a maioridade e ambicinando maiores liberdades criativas, muda-se para cidade de Pitsburgh

Em 1967, Romero fundou com nove parceiros a Image Ten, uma produtora de comerciais e filmes industriais. Dai para A Noite dos Mortos-Vivos, foi um pulo: para a realização do filme cada um dos dez sócios contribuiu com uma parte em dinheiro, se comprometeram em conseguir um segundo investidor e ainda participaram na produção. O filme marcou época e se tornou um marco (que teve uma refilmagem em 1990).
Com as finanças controladas e outros filmes no currículo, Romero se associou ao produtor Donald Rubistein para realizar em 1979 a sequência da sua principal obra, O Despertar dos Mortos-Vivos. Se no filme original, a sanguinolência era contida pela película em preto & branco, O Despertar não pouca o espectador, presenteando-o com vísceras expostas em cores vivas.

Após o sucesso da fita, Romero voltou a dar um tempo nos filmes de horror para se arriscar em outros gêneros. Em 82 reuniu-se a Stephen King para a realização de um filme em episódios (adaptados de contos de King), baseados nos quadrinhos de horror da E. C. Comics: Creepshow, Show de Horrores.
 
Os problemas financeiros levaram o diretor a elaborar o gran-finale de seu clássico em 1985. O Dia dos Mortos-Vivos estreou com cenas cortadas pela censura americana que não aprovou a escatologia orquestrada por Romero e o maquiador Tom Savini. Tentando contornar de uma vez as dificuldades de orçamento, absurdas para um diretor então com 20 anos de carreira, George Romero assinou com a Orion Pictures em 1987. Enquanto o estúdio existiu, ele dirigiu Comando Assassino (88), Dois Olhos Satânicos (90) e A Metade Negra (91).

Afastado das telas por sete anos, George Romero retornou à cadeira de diretor ano passado em Brusier, num roteiro de sua própria autoria. Apesar das filmagens terem sido conturbadas (Romero foi demitido antes do término da edição da fita porque os produtores não ficaram satisfeitos com seu roteiro), o filme foi exibido no Festival Internacional de Cannes e teve boa recepção do público.

Uma curiosidade sobre o mestre é que tinha sido considerado para realizar a adaptação do jogo resident Evil para as telonas, mas infelizmente Romero acabou por ser retirado do projeto, motivos ?? não foram revelados.
Segue o link do myspace do mestre George: http://www.myspace.com/george_a_romero
Filmografia de George A. Romero

It Happened to Jane (1959)
Night of the Living Dead (1968)
There's Always Vanilla (1972)
Season of the Witch (1972)
The Crazies (1973)
Martin (1977)
Dawn of the Dead (1978)
Knightriders (1980)
Creepshow (1982)
Day of the Dead (1985)
Creepshow 2 (1987)
Flight of the Spruce Goose (1987)
Monkey Shines: An Experiment in Fear (1988)
Document of the Dead (1989; documentary)
Two Evil Eyes (1990)
Tales From the Darkside: The Movie (1990)
Night of the Living Dead (1990)
The Silence of the Lambs (1991)
The Dark Half (1993)
Bruiser (2000)

Psicografado por Schwanz



Um comentário: