domingo, 8 de abril de 2012

O Artista Adolf Hitler


Adolf Hitler. Não é necessário perguntar o que vem a sua mente quando este nome é mencionado. Mas o que pouca gente sabe é que Hitler teve uma infância na qual planejava ser um pintor bem sucedido.

Um resumo da história

Adolf Hitler perdeu seus pais quando tinha 19 anos, em 1907. Nesta época, mudou-se para um abrigo de órfãos em Viena, onde tinha um enorme desejo de ser aceito pela Academia de Artes local. Foi reprovado duas vezes pela instituição, que recomendou que ele fosse estudar arquitetura.
Richard Westwood-Brookes, da Mullocks Leilões (que leiloou em 2010 algumas unidades de quadros pintados por Hitler) deu a sua opinião ao Telegraph sobre o talento de Adolf como pintor:
“Ele simplesmente não era bom o suficiente. Principalmente quando desenhava pessoas, a perspectiva era incorreta…
Os investigadores acreditam que, porque foi rejeitado, pode ter transformado a frustração em profundo ressentimento e ter se tornado o monstro que se tornou.”
Sendo assim, Hitler começou a batalhar por uma grana pintando paisagens e copiando as artes dos cartões postais para vender nas ruas, principalmente a turistas. Ganhava mais desse modo do que como um empregado fixo de alguma empresa, estilo de vida que ele se recusava a aceitar como opção.
Neste período de sua juventude em Viena e também em Munique, alimentou ideias marxistas e anti-semitas até que, em 1914 alistou-se na Primeira Guerra Mundial, atuando como mensageiro, posição perigosa na qual obteve destaque. A partir de então, Adolf Hitler passou a se envolver completamente na carreira militar e política até que chegou ao status que todos conhecemos, de polêmico Führer alemão.

As obras

Pouca gente tem conhecimento sobre o lado “sensível” de Hitler durante seus anos como pintor amador, até porque os livros escolares quase não falam sobre isso. Mas é válido vermos as obras do homem que em pouco anos viria a se tornar o maior representante do extermínio de judeus e povos considerados inferiores à raça pura ariana.
Confira algumas de suas telas a óleo e pinturas com aquarela:




Psicografado por Schwanz

Um comentário:

  1. Nossa, não fazia idéia que ele era pintor, pena que de artista se tornou o maior fdp de todos os tempos! ¬¬

    ResponderExcluir