terça-feira, 4 de março de 2014

Larousse da Cerveja






A Larousse da Cerveja é primeira obra nacional que aborda o tema com a abrangência que a cultura cervejeira brasileira merece.

Até ontem, não era uma tarefa das mais simples achar obras literárias sobre cerveja em português. As publicações mais sérias e precisas somente podiam ser encontradas em línguas estrangeiras — principalmente em inglês — e esta pessoa de bom grado gastou uma boa grana ao longo de anos comprando no exterior ou importando (não sei) livros sobre a nossa querida cerveja para abastecer a sede de conhecimento.
 

Este livro trata a diversidade, a versatilidade e sua profunda importância histórica, até hoje conhecidas apenas por um círculo restrito de cervejófilos.

Contando com a consultoria técnica de craques da estirpe de Marco Falcone, Paulo Schiavetto e Cilene Saorin (mestres cervejeiros), o guia é realmente abrangente. Só pra sentir o drama, aí vão os assuntos com os quais o leitor se deliciará em suas 360 páginas:
  • História da cerveja, desde a Mesopotâmia até a modernidade;
  • Ambientes, retratando bares, pubs, botecos e biergartens;
  • Mundo da Cerveja, falando um pouco dos países produtores e escolas cervejeiras;
  • Matéria-prima, descrevendo pormenorizadamente os ingredientes das brejas;
  • Fabricação, desde a brassagem até a refermentação na garrafa;
  • Características e propriedades, retratando a arte de degustar cerveja, como aparência, paladar, etc. (atenção avaliadores do Ranking BREJAS!!!);
  • Estilos, descrevendo um pouco de cada tipo de breja, segundo o BJCP;
  • Acessórios e serviço: copos, bolachas e dicas de como servir bem;
  • Cerveja na gastronomia, falando sobre harmonização de cerveja com comida;
  • Negócios, abordando os aspectos financeiros da produção de cerveja.
 O Larousse da Cerveja tem até uma seção “Apêndices” ao seu final, contendo o que faltou no resto da obra (se é que, depois de tudo isso, faltou alguma coisa…): Museus da cerveja, festivais de cerveja no mundo, tabelas de nutrientes, sites de interesse.

Tudo isso em uma edição ricamente elaborada, com capricho incomum. As imagens são belíssimas, o texto é didático e gostoso de ler.
 

Resumindo é um livro extremamente interessante e com uma leitura como dita anteriormente, agradável. Eu já tenho o meu e recomendo para você caro leitor comprar o seu, você vai encarar a cerveja de modo diferente depois dessa leitura...

Fonte: Brejas.com



Psicografado por Schwanz

2 comentários:

  1. Ola Schwanz

    Excelente artigo, fico feliz por você está de volta no Blackhellhouse

    ResponderExcluir
  2. Vamos que vamos, objetivo é ter mais publicações que em 2013 haha

    abração ;]

    ResponderExcluir